segunda-feira, junho 02, 2008

Crónica de uma Viagem Anunciada (Sociologia da Comunicação)

Crónica de uma Viagem Anunciada
O mundo não é mais o pedaço de terra dos tempos das caravelas. Mas foi assim que tudo começou. A bordo desses barcos eram trazidas culturas que até então o mar separava.
Séculos depois a curiosidade pelo desconhecido levou o homem a evoluir a sua estrutura pessoal e social afim de se aproximar da sociedade em redor. “A geração dos nossos pais presenciou a era das invenções (…) a nossa geração vive na era das inovações.”[1] Tudo isto tornou o mundo num globo pequeno capaz de caber num bolso, dentro de um telemóvel ou de um ecrã. Este fenómeno que tem por nome Globalização, é uma realidade presente no século XXI e que nos permite ter acesso a todo o tipo de informação. Os meios de comunicação social são os principais responsáveis pela aculturação[2] universal pois põem à disposição do público uma pluralidade de conhecimentos, permitem a conversação em tempo real e fazem da nossa casa palco das tragédias que noticiam. Tudo nos fica acessível num click só e em segundos encontramos o que demoraríamos horas a procurar nas vastas páginas de um livro.
Mas como toda a moeda tem um reverso também a globalização acarreta consigo desvantagens que poderão ter repercussões maiores no futuro. A perda de identidade étnica, a corrupção de valores, o excessivo consumismo e a intolerância cultural são reflexos deste avanço tecnológico que invadiu a privacidade de cada um. As previsões são a construção de uma população em série, regida pelas mesmas normas e modas.
Esta é uma viagem, anunciada desde os descobrimentos, que rompe quaisquer barreiras temporais ou espaciais transcendendo o controlo humano.
Seremos pois um pequeno canto no mundo ou um pequeno mundo num canto? Eu acho que cada um de nós pode ter o mundo ao pé de si. Para isso basta um computador com internet.


[1] Globalização ou globocolonização? Por Frei Betto - 12 de Abril de 2006 IN http://alia2.voltairenet.org/article137815.html;
[2] Aculturação - Interpenetração de culturas;